O capítulo de ontem, dia 29 de maio, da novela Duas Caras, produzida pela TV Globo, bateu recorde de audiência. A trama alcançou média de 51 pontos e 70% de share (participação de audiência/percentual de ligados na emissora). O recorde anterior era de 49 pontos.
O último capítulo da novela será exibido no próximo sábado, dia 31 de maio, sem reprise.
Memória da TV
Duas Caras, novela de Aguinaldo Silva, estreou no dia 01 de outubro de 2007. A direção é de Wolf Maia.
Comentário: Final de novela é sempre assim: a audiência sobe a cada dia. A definição das diferentes tramas que fazem parte do folhetim despertam a curiosidade até dos telespectadores que não tem o hábito de assistir novela. Resta saber se a TV Globo vai conseguir manter o índice na estréia de A Favorita, na próxima segunda, dia 2 de junho.
4 comentários:
Concordo com a dúvida sobre o início da próxima novela pois todo início de novela global (a exceção foi Beleza Pura que desde o início tem uma média de 28 pontos,um pouco acima, um pouco abaixo, mas nada brusco em comparação a novela das 18 horas) a audiência é inconstante e geralmente cai, foi assim com Paraíso Tropical e 2 Caras, e talvez seja com A Favorita, ainda mais com a concorrência acirrada e com Os Mutantes (que desde já sei que será um sucesso da Record) na cola . Espantoso para mim, é a novela começar bem no ibope e se manter...
Agora, quanto ao ¨é normal¨ todo final de novela a audiência crescer, concordo em partes: sim a audiência cresce no final de novela, mas convenhamos e vamos reconhecer , 70% de share, e principalmente, nos dias de hoje, é um feito extraordinário. Mesmo que a audiência fosse menos que os 51 registrados, mas com esse share, isto é, 70% dos aparelhos de tv sintonizados naquele horário e emissora, com a concorrência das outras emissoras abertas, tv a cabo, internet, opções de lazer isso é algo repito, nos dias de hoje, não é qualquer novelista que consegue essa façanha não.
O Televise reconhece, com certeza, o talento de Aguinaldo Silva. Manter a novela com excelente índice de audëncia ao longo de tantos meses, não é para qualquer autor. Duas Caras só perdeu, em 2008, para o Big Brother Brasil 8. A maneira como ele elaborou as tramas e a direção de Wolf Maia foram impecáveis. Agora, que o índice de audiência das novelas aumenta no final, isso é fato. E como Duas Caras já vinha com um ótimo percentual, o recorde era quase previsível.
Valeu, pelo comentário. É isso que o Televise prega e, constantemente, reafirma. Precisamos aumentar o debate sobre a cultura televisiva. Agora, inclusive, com o Blog do Aguinaldo Siva.
Um abraço.
Oi, não querendo polimizar, mas apenas para esclarecer, no comentário que fiz eu dise que concordo inteiramente que todo final de novela, até as ruins e com baixa audiência , o ibope sobe.
O que eu quis ressaltar foi o share, que para mim é impressionante, 70% de televisores ligados em um mesmo programa , é muita coisa para os dias atuais. mesmo sendo o final. Não sei se Paraíso Tropical teve esse share no seu final.
É verdade. 70% de televisores ligados em um mesmo programa, não é para qualquer um. Mas a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Paraíso Tropical, terminou em setembro de 2007 com audiência recorde: 56 pontos e share de 80%, segundo medição do Ibope.
Um abraço.
Postar um comentário