A estréia da novela A Favorita, produzida pela TV Globo, registrou a pior audiência de uma estréia no horário nobre. O primeiro capítulo da trama de João Emanuel Carneiro atingiu 34 pontos de média, com picos de 38.
No mesmo horário, a TV Record exibiu o último capítulo de Caminhos do Coração. E registrou 23 pontos de média, 27 de pico e 32% de share. A segunda etapa de Caminhos do Coração, denominada Mutantes - Caminhos do Coração, estreou hoje, dia 3 de junho.
Comentário: A verdadeira estréia da novela Mutantes - Caminhos do Coração foi no horário. Anteriormente exibida às 22h30, a trama de Tiago Santiago está sendo exibida mais cedo para atender ao público infanto-juvenil e consolidar o horário nobre da emissora. Mas isso não basta! A TV Record tem um longo caminho a percorrer e muitos acertos a fazer, principalmente no texto. Não bastam efeitos especiais e histórias mirabolantes. Mas a concorrência é saudável. Melhor seria se as emissoras no lugar de brigar pela audiência, brigassem pelo telespectador. Audiência é número. Telespectador é pessoa.
5 comentários:
Não entendo porque nenhum veículo divulgou o share da Globo e faz tanto alarde com o ibope da estréia. Também não entendo essa comparação com a "história". Em Terra Nostra, por exemplo, a quantidade de TVs ligadas era uma outra realidade. Uma boa parcela dos telespectadores se deslocou para outras atividades, principalmente com o crescimento da banda larga e com uma certa expansão da tv a cabo.
Acho imprudente todos os veículos divulgarem essa informação desse jeito sem alertar o leitor das mudanças que ocorreram nos últimos 5-7 anos.
Caro Eduardo, se formos nos ater aos números, podemos constatar que apenas 20% da população brasileira tem acesso à internet, mas 90 % da população tem televisão em casa.
Segundo dados da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), no Brasil, em 2007, apenas 5,3 milhões de pessoas eram assinantes de TV por assinatura. E isso em um universo de 183.987.291 milhões de habitantes (dados do IBGE divulgados em dezembro de 2007). A TV aberta ainda faz parte do dia a dia da maioria da população. A mudança de paradigma ainda não se deu por completa. Daqui a alguns anos, quem sabe...
Seja bem-vindo ao Televise!!!
Um abraço.
a citação à migração para outros meios foi só para ilustrar. em nenhum momento falei que era a única causa nem neguei a debandada para a novela da record.
longe de mim defender a globo, mas continuo com a convicção de que essa informação sobre a pior estréia da história é irresponsável. os hábitos do brasileiro mudaram ao longo da 'história'. e essa mudança nenhum veículo abordou, só fazendo repetir o fracasso. existem mil razões para isso, mas um blog que se propõe ser opinativo sequer arriscou um pensamento aprofundado.
também não foi abordado que o número não quer dizer qualidade. e logo vocês que defendem uma tv de qualidade - e acho o papel de vcs importantíssimo - não se dedicaram a comentar a qualidade das novelas das emissoras. sim, apesar de muita gente não acreditar (incluindo esse blog) novela tem qualidade.
é por esses e outros motivos que faço coro a esse texto (link abaixo) da rosana hermann. principalmente na parte em que ela diz que uma parte da imprensa está torcendo contra a globo por motivos não muito claros. http://queridoleitor.zip.net/#2008_06-05_11_53_46-128170460-0
um abraço, continuem sempre promovendo o diálogo e buscando melhorar não só a qualidade da TV mas também do jornalismo.
p.s.: na resposta ao meu comentário, vcs utilizam números que impressiona apenas aos fracos. quantificação só funciona com uma leitura crítica.
corrigindo uma afirmação. onde se lê "também não foi abordado que o número não quer dizer qualidade" leia-se "também não foi aprofundado que o número não quer dizer qualidade".
desculpas pelo erro nas palavras.
Negativo. O Televise jamais mencionou que novela é um produto sem qualidade. Pelo contrário, novela faz parte da cultura do povo brasileiro. Faz parte do nosso dia a dia.
Mas contra fatos não há argumentos: a novela A Favorita teve a pior estréia da história da emissora, sim. Mas isso não muda a qualidade da novela em questão. Ricardo Waddington é um dos melhores diretores que temos. Inclusive, nem acredito que a audiência da novela da TV Record perdure por muito tempo. Como mencionamos no comentário, o texto ainda não é lá essas coisas. Está em processo de amadurecimento.
O Televise não faz coro por uma ou outra emissora. O Televise faz coro pela televisão brasileira. O Televise torce para que a concorrência entre as emissoras beneficie o telespectador.
Os hábitos do povo brasileiro mudaram sim, concordo plenamente. Mas os hábitos de uma parcela pequena da população, ou seja, 20% ou menos. Se a concorrência não existisse, a TV Globo teria, com certeza, chegado a 40 pontos ou mais na estréia da novela. É claro que o marketing utilizado pela TV Record para promover o último capítulo de Caminhos do Coração e o primeiro capítulo de Os Mutantes contribuiu significativamente. Até a Record News estava veiculando chamadas para a novela.
Os números não são para impressionar, mas para informar. O Televise se propõe a isso: informar e comentar. Por isso fazemos questão de separar informação de opinião. Para que o internauta chegue a suas próprias conclusões. Não queremos impor nosso ponto de vista. Apenas defendê-lo e estimular o debate. A unanimidade, como se diz, é burra.
Repito, a mudança de paradigma ainda está acontecendo. Ainda vai levar um tempo. E justamente por isso não focamos essa questão.
O Televise não torce contra. Torce sempre a favor. A favor televisão brasileira por simplesmente acreditar no potencial do veículo como meio de propagação de informação e cultura.
Continue contribuindo com o Televise.
Um abraço.
Postar um comentário