Os alunos do curso de jornalismo do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) promovem no dia 18 de novembro, às 19h30, no auditório do bloco 1 da universidade, o evento TER ou NÃO TER, EIS A QUESTÃO - O Diploma de Jornalismo em debate.
A iniciativa tem por objetivo fomentar a discussão acerca da obrigatória ou não do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
O Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para derrubar, ainda neste semestre, a obrigatoriedade do diploma. Dos 11 ministros que fazem parte da Corte, seis já se manifestaram de alguma forma contra a exigência de formação específica em jornalismo.
O número é suficiente para decidir o julmgamento do recurso extraordinário do Ministério Público Federal que questiona a regulamentação profissional da categoria e que está pronto para entrar na pauta a qualquer momento.
Comentário: O Televise é um dos apoiadores do evento. O Televise acha um absurdo, inclusive, o fato do Ministério Público Federal estar questionando a regulamentação da profissão. A formação em jornalismo é tão importante e necessária quanto qualquer outra formação. Nós, jornalistas, jamais questionamos a necessidade de formação específica para o exercício de qualquer profissão, pois acreditamos na qualificação profissional. O que nos falta, no entanto, é a união e o corporativismo presentes em várias outras profissões. Assim como os advogados tem a OAB, precisamos criar o Ordem dos Jornalistas do Brasil. Somente com a união, seremos capazes de evitar essa tentativa, evidentemente política, de derrubar a exigência do diploma para o exercício da nossa profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário