terça-feira, 30 de setembro de 2008

Demissão no Reino Unido


A maior rede de televisão comercial do Reino Unido, ITV, anunciou hoje, dia 30 de setembro, o corte de cerca de mil empregos como parte de um plano de reestruturação para reduzir os custos da emissora.

Ainda este ano e nos dois primeiros meses de 2009, serão demitidos 430 empregados (jornalistas e técnicos de TV) de seu departamento de notícias regionais, o ITV News, que diminuirá consideravelmente suas retransmissões.

Comentário: Muito triste!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Desgaste



O programa Casseta e Planeta da última terça-feira, dia 23 de setembro marcou apenas 25 pontos de audiência.

A direção do programa está com sérias dificuldade para fazer a atração voltar a ter os altos índices que obteve em suas primeiras temporadas.

Pelos corredores, circula o boato que a emisora anda pensando no cancelamento da atração.

Comentário: Quem assistiu as primeiras temporadas do programa consegue sentir a diferença. As piadas estão cada vez mais sem graça, mas a fôrmula é boa. O Televise não acredita no desgaste do formato. O que realmente precisa ser feito e com urgência é uma refexão sobre o que merece ou não ser enfocado no programa. A piada pela piada cansa. Humor dever ser inteligente. E deve levar o telespectador à reflexão!!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Chico no Cilada


Finalmente a TV Globo liberou Chico Anysio para fazer uma participação no programa Cilada, comandado por Bruno Mazzeo, filho do humorista.

A atração reestréia no próximo dia 4 de outubro, no canal pago Multishow.

Chico vai interpretar o político Sandoval no programa em que Bruno vai mostrar as ciladas que o cidadão cai em época de eleição.

Comentário: O único comentário possível é: não percam!!! Vale a pena, com certeza!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Investimento



O canal pago Globo News está aumentando a equipe de profissionais e montando em São Paulo um estúdio para o jornal Em Cima Da Hora.

A iniciativa tem por objetivo fortalecer a imagem da Globo News como rede nacional.

Com 22 boletins diários, o Em Cima Da Hora será ancorado alternadamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cometário: Investimento é sempre uma boa notícia. Investir em profissionais de jornalismo, nem se fala. Que a iniciativa melhore cada vez mais a qualidade do telejornalismo da Globo News!!!

Ação contra a REDETV!


A Defensoria Pública do Distrito Federal ingressou com uma Ação Civil Pública em face da emissora de televisão aberta RedeTV! e da produtora INTERACTV para retirada imediata do ar do programa HYPER QI, que vem lesando vários consumidores em todo o Brasil.

Segundo a Defensoria Pública, durante o programa, vários apresentadores se revezam no comando da atração e o único objetivo é fazer com o que o telespectador efetue ligações telefônicas para o número designado para que possa supostamente concorrer a prêmios.

O objetivo do programa é sempre o mesmo: "convencer o telespectador a efetuar uma ligação para um número de celular de Curitiba a fim de concorrer a prêmios em barras de ouro após a participação em um "questionário cultural". No entanto, não há qualquer menção ao número de respostas ou de acertos que devem ser obtidos para que se possa concorrer aos prêmios. Os apresentadores apenas dizem que é necessário que seja respondido o “questionário cultural” para que o telespectador possa “entrar ao vivo” e responder aos desafios", enfatiza a ACP.

Um outro aspecto levantado pelos defensores é o fato de não ser informado ao telespectador "as taxas cobradas nem o custo da ligação. Com isso, muitos consumidores acabam tendo uma grande surpresa aos receber suas contas telefônicas e perceber que foram gastos mais de cem reais apenas com ligações para o programa".

Comentário: Radiodifusão é concessão pública, portando, deve servir ao interesse púlico. Esse tipo de programa só serve para ludibriar o telespectador. Não deria nem mesmo ser permitida a exibição. Que os responsáveis pelo programa, no caso a INTERACTV e a RedeTv!, sejam punidas. E que o Governo Federal tome as providências necessárias para que as emissoras que receberam concessões públicas de radiodifusão respeitem o cidadão.

domingo, 14 de setembro de 2008

Assessoria



A TV Record divulgou ontem, dia 13 de setembro, uma nota comentando a notícia sobre o retorno do SBT à vice-liderança da audiência no mês de agosto. Há mais de um ano o SBT ocupava a terceira posição.

Na nota, a emissora nega estar preocupada com o resultado e prevê o retorno ao segundo lugar em setembro. "A Record tem um projeto, mas qual é o do SBT?", questiona a emissora de Bispo Macedo.

O "projeto" a que se refere a TV Record inclui investimentos em infra-estrutura e pessoal que somam uma quantia em torno de R$ 250 milhões e R$ 300 milhões por ano.

Comentário: A TV Record insiste em perder tempo com inutilidades. O que leva uma emissora a rebater esse tipo de informação? Só pode ser o desespero. Acho que a TV Record precisa urgente de um assessor de comunicação e/ou de um consultor de imagem!!!

sábado, 13 de setembro de 2008

Desistiu


A Baixa audiência da novela Água na Boca, da Band, fez com que a emissora desistisse das produções com texto nacional.

Vai investir na produção de novelas com textos estrangeiros.
 
A diretora de programação da Band, Elizabetta Zenatti, já está negociando com a rede hispânica americana Telemundo a compra dos direitos para adaptação no Brasil da novela colombiana Pasión de Gavilanes.

Comentário: Uma pena! A reflexão acerca do que não deu certo em uma produção, deve servir para estimular outras. Desistir é muito fácil!!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Academy Day no Rio

Começou na terça-feira, dia 09 de setembro, no Rio de Janeiro, o Academy Day 2008, que reúne as principais empresas de televisão do mundo para discutir o futuro do setor. A abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em sua terceira edição, o evento é promovido pela IATAS (Academia de Televisão, Artes e Ciências), entidade organizadora do Emmy Awards, prêmio mais importante do mercado televisivo.

Além do Brasil, participam países como Austrália, China, Hungria, Portugal, Alemanha, Singapura, Índia, Itália, França, EUA e vários países da América do Sul.

Segundo informações da Folha de São Paulo, entre os brasileiros, somente profissionais da TV Globo foram convidados para os painéis que discutiram o futuro da TV. Das emissoras concorrentes, somente o principal executivo foi convidado para o jantar de abertura.

A restrição às emissoras brasileiras causou protestos da TV Record, que andou questionando a credibilidade da premiação, cuja festa é patrocinada pela Globo.

A TV Globo informou que o Academy Day é um evento privado e fechado e que os painéis são para membros da academia -- das emissoras brasileiras, apenas a Globo é membro da instituição.

Na pauta do encontro: a televisão na América Latina, novas perspectivas para a fórmula de sucesso das novelas, os desafios das novas tecnologias e a programação de TV como uma ferramenta de responsabilidade social.

Cerca de 300 profissionais de 150 países participaram do evento que aconteceu nos estúdios da Central Globo de Produção.

Comentário: Se somente quem é membro da academia pode participar, já está mais do que na hora das outras emissoras brasileiras pleitearem um lugar na IATAS (Academia de Televisão, Artes e Ciências). Se por acaso não forem aceitas, aí sim poderemos questionar os critérios de inscrição. Reclamar por reclamar é perda de tempo e apenas evidencia o incômodo gerado pela concorrência. Alguma outra emissora já tentou ingressar na academia e não conseguiu? Fica a pergunta!!!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Emmy ao vivo


O canal pago Sony exibe ao vivo e com exclusividade no próximo domingo, dia 21 de setembro, o Prêmio Emmy - o mais importante da televisão mundial.

Em sua 60a. edição, o evento vai ao ar a partir das 20h. O comando da noite ficará sob a responsabilidade dos cinco indicados da categoria de melhor apresentação de reality/competição:

- Ryan Seacrest, de "American idol";
- Heidi Klum, de "Project runway"; e
- Tom Bergeron, de "Dancing with the stars".

No sábado, dia 28 de setembro, às 20h, o canal apresentará a cerimônia legendada.

Comentário: Polêmicas à parte, o Prêmio Emmy merece ser respeitado. Afinal, é o Oscar da televisão. Muitos profissionais de TV da mais alta categoria participam com produções impecáveis. Uma novidade: esta será a primeira edição do Emmy com a categoria reality/competição. Vale a pena conferir!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

Literatura na TV



A TV Record vai adaptar obras de grandes autores da literatura nacional. A emissora exibirá no final do ano um especial com dois contos, um de Machado de Assis (1839-1908) e outro de João Guimarães Rosa (1908-1967)

O especial já tem nome: "200 Anos de História".

Comentário: É exatamente nisso que a TV Record deve se concentrar: produção de conteúdo de qualidade. Excelente iniciativa. Parabéns! Vamos aguardar e conferir!!!

sábado, 6 de setembro de 2008

Emmy, a bola da vez


A TV Record anda questionando a parcialidade do prêmio Internacional Emmy (o Oscar da TV, que possui uma versão americana e outra internacional).

Segundo a emissora, o fato de a TV Globo ser parceira do evento e ter dois membros na organização compromete a lisura do prêmio.

A TV Record teria sido rejeitada pela premiação, não sendo selecionada para nenhuma categoria final.

Em contrapartida, a TV Globo divulgou ontem, dia 5 de setembro, um comunicado em que refuta as acusações da TV Record.

Confira a íntegra da nota:

"A TV Globo tem muita honra de ter sido, em 1969, uma das empresas fundadoras da Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências [Iatas], organizadora do prêmio de maior reconhecimento do mercado audiovisual, o Emmy Awards.

Há três anos a TV Globo é também uma das patrocinadoras do evento anual da premiação [festa de gala] e gostaria de fazer dois esclarecimentos:

- Pelo regulamento do prêmio, uma emissora de televisão ou seus representantes jamais podem votar nas categorias em que estejam concorrendo.

A Academia não participa do julgamento.Quem avalia os programas inscritos são cerca de 600 profissionais de televisão, de 40 países. Todo o processo é auditado pela Ernst&Young.

- No período em que é patrocinadora do evento de gala, a TV Globo não ganhou nenhum prêmio. Em 1981, ganhamos um Emmy com o musical "Vinicius para Crianças", na categoria Performing Arts.

Em 1982, o caso especial "Morte e Vida Severina" levou o Emmy de Popular Arts. Finalmente, em 1983, Dr. Roberto Marinho recebeu um Emmy pois foi homenageado como Personalidade do Ano.

A TV Globo gostaria de reafirmar sua total confiança na independência e isenção da Academia e comunicar que continuaremos competindo duramente, todo ano, com as melhores emissoras do mundo em busca do reconhecimento da qualidade de nossa produção."

Comentário: Se formos questionar o Emmy, talvez seja hora de questionar também o Oscar. A TV Record deveria concentrar toda a energia gasta na especulação acerca da parcialidade do prêmio Emmy na produção de conteúdo e na formação de novos profissionais para televisão. O resto é perda de tempo!!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pescaria


O vice-presidente comercial da TV Record, Walter Zagari, informou em entrevista ao jornal O Estado de Sáo Paulo que até o final de 2008 vai anunciar novas contratações: “Novos nomes causarão grande impacto no mercado. Profissionais que falavam que nunca sairiam da Globo, hoje estão felizes na Record”.

Comentário: Todos nós sabemos que a concorrência é livre, mas porque a TV Record não investe na formação de novos profissionais ou desenvolve uma nova política de incentivo aos profissionais que já estão na emissora. Ao "correr atrás" dos profissionais da TV Globo, a TV Record reafirma a hegemonia da Globo e deixa claro para todos que não existe melhor escola de formação de profissionais para TV.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Eu vejo novela e você?


O Centro Cultural Banco do Brasil realiza hoje, dia 3 de setembro, mais um encontro da série EU VEJO NOVELA com dramaturgos brasileiros, críticos e intelectuais com o objetivo de discutir o papel da novela na cultura brasileira contemporânea e de que forma ela contribui para a formação do imaginário cultural popular. Os debates propõem uma reflexão sobre a estrutura narrativa das telenovelas, suas mensagens subliminares e a definição de papéis sociais.

3 de setembro - Lauro Cézar Muniz- Estreou na televisão em 1966, quando a telenovela diária dava seus primeiros passos, inserindo temas polêmicos como o divórcio (Escalada, de 1975) e a eutanásia (Os gigantes, de 1979). Homem de teatro, sua primeira peça, Este ovo é um galo, data de 1959, mas foi O santo milagroso, de 1963, que teve a primeira encenação profissional, pela Companhia Cacilda Becker. Nasceu em Ribeirão Preto, em 1938, escreveu 48 trabalhos entre peças de teatro, novelas, minisséries e filmes, dentre os quais 30 novelas e minisséries, como Espelho mágico (1977), Roda de fogo (1985) e O salvador da pátria (1989)

O projeto, que vai até novembro, contará também com nomes de peso como Manoel Carlos (17 de setembro), Gilberto Braga e Alcides Nogueira.  A entrada é franca (serão distribuídas senhas uma hora antes do evento) e o debate começa às 18h30m.

Comentário: As telenovelas brasileiras são as melhores do mundo. E já fazem parte da nossa cultura. Vale a pena conferir!!!