domingo, 1 de junho de 2008

Produções videográficas para internet


Televisão e Internet foi o tema do Ver TV da última quinta-feira, dia 29 de maio, na TV Câmara e reprisado no sábado pela TV Brasil, às 21h30.

O programa, uma realização da TV Câmara em parceria com a TV Brasil, analisou o número de produções audiovisuais que circula atualmente pela Rede Mundial de Computadores. O debate contou com a participação de Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo e professor da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo; Taís Braga, jornalista e editora do site Correioweb, do jornal Correio Braziliense, e Alberto Luchetti, jornalista e diretor da All TV, uma tv pela Internet, criação que lhe rendeu o Prêmio Esso de 2005. O Televise também participou do programa com um depoimento.

Comentário: É preciso deixar claro que produção videográfica/audiovisual produzida para o veículo internet não é televisão. É produção videográfica/audiovisual para internet, pois leva em conta as características específicas deste novo veículo. O internauta pode assistir televisão, sim, na internet ao entrar em um dos sites que permitem acessar a programação das emissoras em tempo real ou para rever programas já veiculados. É bem verdade que as produções videograficas para a internet seguem os mesmos moldes da produção para a TV (as duas utilizam som e imagem). Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. São mídias diferentes e o movimento do telespectados/internauta para assistir/acessar também é diferente. No início, as produções para televisão também seguiam os passos do rádio. Era uma produção radiofônica com imagem. Pensem nisso!!!

Nenhum comentário: