sábado, 12 de abril de 2008

Fiocruz lança nova edição de manual que dá subsídios para abordar temas de saúde

Já na década de 90, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz antecipava uma tendência cada vez mais consolidada na televisão brasileira: a utilização de novelas e outros canais de entretenimento na promoção da saúde e na prevenção de doenças via informação. Nesse contexto, nasceu o primeiro Manual do Autor, obra que pretendia oferecer a autores de cinema, teatro e televisão subsídios para tratar de temas de saúde pública de forma atraente e acessível ao público em geral. A íntegra da nova edição do Manual do Autor, em PDF, pode ser lida aqui.

Com linguagem lúdica, a primeira edição do Manual, lançada em 1993, continha informações sobre Aids, sangue e seus derivados, saúde da criança, vacinação e alimentação, entre outros temas. Foi distribuída a diversos autores das mais importantes redes televisivas do país e, como retorno imediato, recebeu várias inserções desses temas em novelas, mostrando que elas podem ser instrumentos não só de entretenimento, mas de educação e informação.

Mais de uma década depois, a apresentação de temas de saúde pública em novelas valorizou-se e ganhou espaço em diversas tramas. Além disso, dada a importância da divulgação de informações sobre saúde, os assuntos são cada vez mais abordados por profissionais de educação, programas de rádios comunitárias e atividades de organizações não-governamentais.

Diante desse novo quadro, percebeu-se a necessidade de revisar e ampliar o Manual do Autor, acrescentando temas atuais, como violência e relações entre mudanças climáticas e saúde. Para isso, foram entrevistados especialistas da Fiocruz e de instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e a Universidade de São Paulo (USP).

O resultado desse trabalho é o que apresentamos neste manual. Entre os temas escolhidos, estão saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso, alimentação, saúde bucal, deficiências, saúde mental, doação de sangue, medula e órgãos, automedicação, meio ambiente, saúde do trabalhador e direitos dos pacientes. Ao final, um glossário apresenta explicações simples sobre tuberculose, hanseníase, osteoporose e diabetes, entre outras doenças

Fonte: Fiocruz


Nenhum comentário: