Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas para Política Econômica da Grã-Bretanha(CEPR) indicou que a queda na taxa de natalidade no Brasil está diretamente relacionada com a audiência das telenovelas.De acordo com a pesquisa, a taxa de natalidade, que caiu de 6,3 crianças por cada mulher em 1960 para 2,3 em 2000, é fruto não apenas do hábito de assistir televisão, mas especificamente pela audiência das telenovelas produzidas pela TV Globo.
O tamanho pequeno das famílias representadas nas novelas brasileiras seria distante da realidade e influenciaria as mulheres a desejar poucos filhos.Os pesquisadores analisaram o conteúdo de 115 novelas transmitidas pela Globo em dois horários diferentes entre 1965 e 1999. O estudo indica, ainda, que há uma relação entre o alcance do sinal da emissora e uma diminuição nas taxas de natalidade das mulheres que vivem nas áreas cobertas pelo canal. Segundo a pesquisa, o impacto é maior em mulheres com nível sócio-econômico mais baixo e na fase central e mais adiantada do ciclo de fertilidade.
Comentário: Atirou no que viu e acertou no que não viu. A pesquisa só reforça a preocupação e o cuidado que os roteiristas, diretores e produtores de Tv devem ter ao elaborarem um programa que será assistido por milhares e milhares de pessoas de diferentes níveis sociais. É uma questão de responsabilidade!!! Porque nem sempre o resultado é positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário